Confira algumas dicas para lidar com situações de atrasos e cancelamentos de voos…
Viajar de avião, atualmente, é uma tarefa comum a muitas pessoas. Com novas políticas e com o desenvolvimento de uma aviação mais robusta no Brasil e no mundo, mais pessoas puderam e podem voar e ir de um ponto a outro com mais rapidez e praticidade.
No entanto, existem muitos problemas a serem resolvidos na aviação brasileira como um todo: aeroportos com pouca estrutura, problemas com as bagagens, altas taxas de cancelamentos, atrasos de voos, entre outros.
Dicas para atrasos e cancelamentos de voos
O problema que incomoda muitos passageiros frequentes, especialmente as pessoas que viajam a trabalho e têm compromissos importantes nas cidades de destino, são os atrasos e cancelamentos. Estes causam estresse e fazem com que as companhias aéreas, como a Voe Gol, e seus passageiros entrem em pé de guerra todas as vezes que isso ocorre.
Saiba agora algumas dicas de como evitar estas situações e como lidar com elas:
Compre a passagem aérea com planejamento
O primeiro passo para não se estressar com cancelamentos e atrasos é comprar a passagem em um voo com horário anterior ao que seria ideal pra você. Se o seu compromisso é às 14 horas em um local, o voo possui duração de uma hora e existem dois voos possíveis para você chegar a tempo do compromisso, compre o primeiro. Assim, caso ele atrase ou cancele, haverá outra opção viável.
Caso seja um destino com poucos voos, tente ir um dia antes. E se nenhuma das duas opções for possível, compre o voo disponível através da Gol e torça para que ele não atrase ou seja cancelado, caso contrário você dependerá de lugares em voos de outra companhia.
Exija os seus direitos de consumidor!
Uma companhia aérea precisa cumprir o contrato de transporte firmado no momento da compra da passagem, ou seja, levar o passageiro do ponto A ao ponto B. Se, por qualquer motivo, a empresa cancelou ou atrasou seu voo, ela tem o dever de oferecer opções possíveis para cumprir este compromisso.
Procure dialogar com calma com a Companhia Aérea e busquem uma solução conjunta. É possível que a companhia lhe acomode no próximo voo dela ou em voos das demais companhias, desde que elas cedam tais lugares. A companhia X não é obrigada a ceder lugares para a companhia Y em caso de cancelamentos, porém a Gol tem um bom histórico disso.
Reembolso e remarcação de voos cancelados
Em caso de cancelamento ou atrasos de voos é permitido ao passageiro solicitar o reembolso integral do que foi pago, ou remarcar sua passagem para outro dia sem custo adicional. Isto é válido quando as opções de acomodação oferecidas pela empresa aérea não satisfazerem as necessidades dos passageiros.
Esta situação acontece muito em voos de ida e volta no mesmo dia. Muitas pessoas viajam para uma cidade para resolver problemas pessoais ou profissionais e voltam no mesmo dia para suas casas.
Se o voo de ida, por exemplo, for cancelado ou sofrer um atraso muito grande, não vale a pena ir. Neste caso, o reembolso integral ou a remarcação para o outro dia é mais interessante e você consegue facilmente pela Voe Gol.
O mais importante é manter a calma e procurar dialogar. Quanto mais nervoso o passageiro fica, mais difícil é achar uma solução. Siga estas dicas e viaje tranquilo!